As 5 principais notícias e tendências da IA em maio de 2020

As 5 principais notícias e tendências da IA em maio de 2020

2 de junio de 2020

Compartilhe

As 5 principais notícias e tendências da IA em maio de 2020

 

Modelo BiT sendo usado após o pré-treinamento e aplicado a outras tarefas com poucos exemplos rotulados

 

Google disponibiliza BiT, o BERT para Visão Computacional

 

Em 21 de maio, a equipe de inteligência artificial do Google abriu o código do Big Transfer (BiT): um aprendizado geral sobre representação visual. Este é um esforço para ajudar aplicações de Visão Computacional a avançarem com modelos pré-treinados em larga escala. O uso do BiT é possível para obter desempenho de ponta em muitas aplicações, usando apenas alguns exemplos rotulados. Para fazer o ajuste fino desse modelo, eles também introduziram o “BiT-HyperRule”, uma abordagem heurística para selecionar hiper parâmetros, como taxa de aprendizado. Após a transferência de aprendizado, usando o conjunto de dados CIFAR-10, o modelo alcançou 64% e 95% de precisão média em 1 e 5 emOne Shot Learning, respectivamente. O Google também mencionou que “o BiT-L combina ou supera resultados […] em vários benchmarks de visão computacional, como Oxford Pets e Flowers, CIFAR etc. “. Você pode verificar o artigo e o código.

 

A versão 2.2.0 do Tensorflow chegou

 

Depois de quase quatro meses após o TF 2.1.0, este mês o Google também lançou o Tensorflow 2.2.0. As principais atualizações incluem um novo Profiler para CPU / GPU / TPU para ajudar a identificar gargalos de desempenho, melhorias de desempenho na computação entre dispositivos por meio de “tf.distrbuite”, um novo tipo escalar para strings (de “std :: string” para “tensorflow :: tstring”) e a substituição do SWIG pelo pybind11 ao exportar funções C++. Também tivemos algumas melhorias no Keras, como o uso de lógicas de treinamento personalizadas com a substituição de “Model.fit” pelo ` Model.train_step` e o formato SavedModel que agora suporta todas as camadas internas do Keras (incluindo métricas, camadas de pré-processamento e RNN com monitoração de estado). Além disso, outro destaque é que eles abandonaram o suporte ao Python 2, que não é mantido desde janeiro de 2020. Por último, nesta versão, o TensorFlow requer a versão gast 0.3.3. 

 
 

NVIDIA lança A100 AI GPU: o melhor instrumento para o avanço da IA

 

Anunciado em 14 de maio durante o evento Nvidia GTC 2020, o A100 AI Chip possui 54 bilhões de transistores e 5 petaflops de desempenho sendo a mais poderosa plataforma de IA e HPC para data centers, seguindo a tendência de HPC após adquirir a Mellanox em março. Com base na arquitetura Ampere, o chip de 7 nanômetros pode ser usado para computação científica, gráficos em nuvem e análise de dados. Aqui estão alguns números, 20 vezes mais potente que a GPU Tesla V100 anterior, o A100 alcança 19.5 de potência computacional com seus 6.912 núcleos CUDA, 40 GB de memória, 1,6 TB de largura de banda e a terceira geração de Tensors Core. Uma aplicação desse chip é o sistema DGX, baseado em 8 NVIDIA A100 e direcionado ao setor de Inteligência Artificial, custa US$ 1 milhão. Podemos esperar ver o novo chip AI em serviços de nuvem em um futuro próximo. A Alibaba Cloud, AWS, Baidu Cloud, Google Cloud, Microsoft Azure, Oracle e Tencent Cloud já firmaram parceria com a NVIDIA.

 
 

Facebook AI divulga GrokNet para entendimento avançado do produtos

“um sistema universal de visão computacional projetado para compras. Ele pode identificar atributos de produtos dentre bilhões de fotos – em diferentes categorias, como moda, automóveis e decoração de casa”.

Diferente da maioria dos modelos que tem apenas uma categoria para aprender, o GrokNet foi treinado em sete conjuntos de dados, com vários tipos de supervisão e 83 funções de transferência, conseguiu prever categorias, atributos como cor e textura e prováveis consultas de pesquisa. O modelo do FB é treinado por um banco de dados colossal com cerca

 

de 100 milhões de imagens retiradas da plataforma. A empresa também afirma que o sistema é capaz de identificar objetos que foram fotografados com condições de iluminação não muito boas e ângulos que não favorecem uma boa visualização do produto. Para dar ao modelo a capacidade de entender tarefas fáceis e difíceis, eles deram às tarefas uma combinação de peso e imagens para treinamento, ou seja, tarefas mais fáceis não precisam de muita supervisão e podem receber um peso menor. Comparado aos sistemas de atribuição de texto, o novo modelo pode prever anúncios de casas e jardins com precisão de 90%, contra 33% do antigo. O Facebook espera que “no futuro, o GrokNet possa ser usado para ajudar os clientes a encontrar facilmente exatamente o que estão procurando, receber sugestões personalizadas das vitrines sobre quais produtos são mais relevantes para eles e quais são compatíveis”. 

 

 

 

Lançado o Sudo 1.9.0 com atualizações de segurança

 

Comando básico em nossos trabalhos diários com nossos amados sistemas Unix, o sudo permite que os usuários executem programas como root. Em maio, o sudo recebeu uma atualização da versão 1.9.0 após 9 anos no branch 1.8. Esta nova versão traz atualizações de segurança como, e centraliza o registro através do sudo_logsrvd, criando o sudo com a opção“ –enable-openssl ”, os dados são transmitidos através de um canal de comunicação criptografado (TLS). Agora também é possível usar softwares de terceiros para extrair dados de sessões sudo para auditoria. E embora o TF abandone o suporte ao Python 2, ele chega ao Sudo 1.9, onde os plugins podem ser escritos em python agora, que é ativado durante a compilação com a opção “–enable-python”. 

 

Publicado por: Matheus Jacques

Engenheiro e empresário com 4 anos em P&D, 2 anos como Fundador de Startups e 2 anos lidando com Business / Data Analytics. Programador desde 2010.

blog

Posts Relacionados

9 de marzo de 2022

La Telemetría, la Medición Inteligente o la AMI (infraestructura de medición avanzada) son todos términos utilizados para la actividad de lectura remota de...

25 de noviembre de 2021

Como ya saben, operamos en el mercado de Energía Eléctrica, con soluciones de monitoreo inteligente de transformadores y redes...

19 de noviembre de 2021

¿Cómo funciona el proceso actual de medición? Actualmente, la lectura del consumo de energía eléctrica de los usuarios residenciales se realiza...