Dicas de consumo – Como economizar energia?

Dicas de consumo - Como economizar energia?

8 de dezembro de 2020

Compartilhe

O consumo consciente de energia elétrica, tanto em sua casa como em seu trabalho, é essencial para um desenvolvimento sustentável. Portanto, com o intuito de ajudar você, sua empresa e o meio ambiente, a Fox IoT traz este artigo cheio de dicas interessantes para aumentar a economia de energia.

Imagem de Colin Behrens por Pixabay

Dica #01: Tarifa Branca

A Tarifa Branca é uma nova opção que sinaliza aos consumidores a variação do valor da energia conforme o dia e o horário do consumo. Logo, é mais aconselhável alocar os períodos de maior consumo da sua rotina para os intervalos com um menor valor, chamados de fora ponta. Para saber mais sobre a Tarifa Branca, leia nosso artigo sobre este assunto clicando aqui. O intuito desta tarifa é aliviar o sistema em horários de pico e assim melhorar a eficiência da rede de distribuição de energia de forma geral.

Dica #2: Fontes de alimentação

Muitos equipamentos consomem energia mesmo que não estejam sendo utilizados quando estão na tomada. Carregadores de celular/notebooks e outras fontes de alimentação são alguns exemplos. O consumo não é tão alto, mas deixar equipamentos na tomada o mês inteiro pode gerar gastos desnecessários na sua conta de energia.

Dica #3: Iluminação

A iluminação representa de 15% a 25% do valor da sua conta de energia. Porém, em muitos lugares, as lâmpadas utilizadas não são tão eficientes, e desperdiçam energia na forma de calor. Algumas dicas para evitar o desperdício quando falamos de iluminação são:

  • Abra as janelas durante o dia, deixe a luz natural iluminar o ambiente;
  • Use cores claras nas paredes e no teto. Isso ajuda a refletir a luz natural que entra pelas janelas. Assim os ambientes permanecem mais claros por mais tempo, ajudando a gastar menos energia. Se gostar de cores quentes, eleja apenas uma parede para isso;
  • Evite lâmpadas incandescentes. Procure utilizar lâmpadas de LED e que tenham certificação do Inmetro e selo Procel;
  • Desligue as lâmpadas quando sair de um ambiente;
  • Limpe os lustres e luminárias. Mantê-los livres de sujeira faz com que a luminosidade das lâmpadas seja melhor aproveitada.

Dica #4: Stand-by

Fique esperto! Você pode ser enganado pelo stand-by. Os aparelhos eletrônicos em stand-by podem representar um gasto elétrico, que varia de aparelho para aparelho, mas pode chegar até 12% do seu consumo regular. Portanto, assim como na Dica #1, desligue os aparelhos da tomada sempre que possível.

Dica #5: Eletrodomésticos

Os eletrodomésticos representam a maior parte dos seus gastos de energia, então preste atenção nestas dicas, elas podem ter um grande impacto no meio ambiente e no seu bolso no final do mês.

No caso das geladeiras, é impossível reduzir seu tempo de funcionamento, mas podemos reduzir seu consumo controlando a potência. Sempre ajuste a potência de sua geladeira ou qualquer aparelho de mudança de temperatura de acordo com a estação do ano. Em épocas mais frias, o nível mínimo de resfriamento já mantém seus alimentos conservados. Além disso, procure deixar a geladeira longe do fogão. A diferença de temperatura pode interferir no consumo. E evite abrir a porta, assim os itens ficarão mais tempo protegidos do calor externo.

Mais um vilão do consumo, o ar-condicionado, que em épocas de calor por ultrapassar 50% da fatia da conta. O ar-condicionado é um dos aparelhos que mais consomem energia. Então evite utilizar este aparelho em ambientes abertos e opte sempre por temperaturas medianas, pois temperaturas muito baixas representam um maior esforço para reduzir a temperatura local. Deixe a função de desligamento automático habilitada e sempre faça a manutenção e limpeza dos filtros. Outra dica para manter o equilíbrio térmico é ter telhados e paredes verdes, reduzindo assim, o uso do ar-condicionado.

Agora o maior vilão de uma residência: o chuveiro! Segundo a ANEEL, o chuveiro é o eletrodoméstico que mais consome energia na sua residência, representando de 25% a 30% da sua conta de luz. Algumas dicas para economizar no banho são:

  • Nos dias quentes, coloque o chuveiro no modo verão. Assim, o consumo será cerca de 30% menor;
  • Quanto mais curto o banho, maior será a economia;
  • Limpe com frequência as saídas de água do chuveiro;
  • Nunca reaproveite uma resistência queimada. Isso provoca o aumento do consumo e coloca em risco a sua segurança;
  • E, por fim, a dica mais efetiva: instale um sistema de aquecimento solar. Existem kits de todos os tamanhos e o investimento compensa em curto prazo.

Dica #6: E pra sua empresa? Contrate um especialista!

A Fox IoT proporciona a análise em tempo real do seu consumo de energia, através da nossa plataforma e dos nossos medidores, além de muitos outros benefícios descritos no artigo O que é possível descobrir monitorando o transformador?

Nossa consultoria especializada foca em análises do consumo da sua indústria, e como ele pode ser reduzido sem que haja perda na qualidade do serviço prestado, na produção ou no bem-estar dos funcionários.

Se você tiver alguma dúvida sobre o consumo de energia e como reduzi-lo ou sobre nossos serviços, basta entrar em contato conosco. Teremos o maior prazer em atendê-lo e sanar todas as suas dúvidas.

Publicado por: ,,Fernando Vedoin Garcia

blog

Posts Relacionados

9 de março de 2022

A Telemedição, Smart Metering ou AMI (advanced metering infrastructure) são todos termos usados para a atividade de leitura remota dos…

25 de novembro de 2021

Como vocês já sabem, atuamos no mercado de Energia Elétrica, com soluções de monitoramento inteligente de transformadores e redes de…

19 de novembro de 2021

Como funciona o processo de medição atual? Atualmente a leitura do consumo de energia elétrica dos usuários residenciais é realizada…